Notícias
VÍDEO | Arcebispo de Natal constrange repórter LGBTQIA+ e diz que “não houve nada demais”
O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se envolveu em uma polêmica na última segunda-feira (1º/2). Isso porque, depois de presidir uma celebração no Espírito Santo, cidade da região do agreste potiguar, ele se incomodou com o repórter e se recusou a dar entrevista para o canal que transmitia a cerimônia pelas redes sociais. “Tô achando que estão me usando para me ridicularizar”, disse Dom Jaime.
Na ocasião, o arcebispo foi convidado pela paróquia local para presidir a missa de encerramento da novena que celebra a Festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da região. Terminada a cerimônia, o comunicador Ricardo Sérgio pediu para que Dom Jaime o concedesse uma entrevista para que pudesse falar as impressões de estar participando da comemoração em prol da Virgem da Piedade.
Quando Ricardo iniciou a apresentação de Dom Vieira, contudo, o arcebispo logo se mostrou incomodado com a fala do rapaz e, ao ser questionado sobre a festa, o clérigo expressou descontentamento: “Eu não ‘tô’ gostando dessa entrevista não. ‘Tô’ achando que estão me usando para me ridicularizar, é?”, perguntou o arcebispo.
Prontamente o comunicador respondeu “não”, e perguntou como o pároco gostaria que a declaração fosse conduzida. Dom Jaime, então, agradece e pede para que a entrevista seja encerrada. “Deixe está”, afirmou.
Ricardo, desconfortável, começa a retirar o microfone de lapela que estava na roupa do sacerdote. Neste momento, outro integrante da equipe que conduzia a transmissão conseguiu convencer o clérigo a, ao menos, transmitir uma mensagem aos devotos. O arcebispo, contudo, só concorda em falar se for sozinho. “A gente vive num mundo complexo”, justificou.
Assista:
Um bispo católico abandonou uma entrevista e constrangeu um rapaz só por ele ser LGBTQIA+. O sacerdote disparou que "a sociedade está muito complexa"pic.twitter.com/JW6XK5zb6b
— POP Mais (@portalpopmais) February 2, 2021
O que diz a Arquidiocese de Natal
Em nota, a Arquidiocese Metropolitana de Natal destacou que a recusa “não foi nada demais”. “Dom Jaime gravou a mensagem sobre a festa da padroeira, que foi postado ontem mesmo, nas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo”, enfatizou a Arquidiocese.
Repercussão
Nas redes sociais, os internautas acusaram o Arcebispo de homofobia.
Que vergonha Arcebispo de Natal Jaime Vieira Rocha!!!!
Se o entrevistador tivesse a Voz Grossa Vc teria tido a mesma reação??? Claro que NÃO, Homofobia Pura, Homofobia é CRIME… pic.twitter.com/FHEmPevAoY— #ForaBolsovirus (@TorresVanilson) February 2, 2021
Queria muito abraçar o jovem Ricardo Sérgio, vítima de atitude homofóbica do arcebispo de Natal. Homofobia. Tem que dizer o nome. O sacerdote agiu com o desprezo corriqueiro de várias autoridades religiosas por quem não se enquadra na sua retidão moral de sepulcro caiado.
— Gabriel Augusto (@gabriel_acs) February 2, 2021
Uma cena de homofobia muito dolorosa de assistir praticada pelo arcebispo de Natal. A arquidiocese se manifestou dizendo que a recusa dele em ser entrevistado não teve "nada demais". Mas é exatamente esse tipo de discriminação que leva jovens gays à depressão e ao suicídio.
— Artur Zalewska (@ArturZalewska) February 2, 2021
Décadas e décadas e o arcebispo parece não ter entendido o que é amor ao próximo. Que vergonha. Que absurdo. Homofobia é crime. E a @arqnatal não se manifesta. Não pede perdão. E pior: ainda limita e apaga comentários nas redes sociais. Como comungar com o preconceito? LAMENTÁVEL
— Fernando Oliveira (@fefito) February 2, 2021
