Notícias

VÍDEO | Em São Paulo, grupo incendeia estátua de Borda Gato

Foto: Reprodução

Quem passou pela Praça Augusto Tortorelo de Araújo, localizada em Santo Amaro, São Paulo, se deparou com a estátua do bandeirante Borba Gato ardendo em chamas neste sábado, 24.

Conforme repercutido pelo portal de notícias UOL, o incêndio foi assumido pelo grupo Revolução Periférica. Através do perfil oficial no Instagram, aqueles que fazem parte do grupo publicaram um vídeo onde é mostrado membros colando papéis em postes com a seguinte pergunta: ‘Você sabe quem foi Borba Gato?’.

Já hoje, o grupo divulgou registros onde são mostradas pessoas inserindo pneus ao redor da estátua. Em seguida, o monumento em homenagem ao bandeirante começa a ser consumido pelo fogo. ‘FOGO NOS RACISTAS na práxis’, diz a publicação que mostra o incêndio.

Borba Gato

Conforme relatado na obra ‘Vida e Morte do Bandeirante’, escrita no ano de 1929 por Alcântara Machado, Borba Gato englobou o grupo de homens que exploravam o interior do Brasil.

Durante esses episódios, acabavam não só realizando a captura, mas também escravizando indígenas e negros. Em determinados momentos de confrontos, essas pessoas acabavam sendo mortas.

Também é relatado que os bandeirantes não só violaram sexualmente mulheres indígenas, como também as traficavam. Além disso, minas localizadas ao redor das moradias indígenas, que contavam com metais, foram roubadas.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

To Top